domingo, 10 de abril de 2016

Você decide: Michel, o Usurpador ou Michel, o Michê?

.


Michel, o Usurpador

Portal Pravda
Mário Maestri 
09.04.2016 
(...)
Devido à sua força de evocação, a língua é, definitivamente, espaço privilegiado da luta de classes. Ela serve para expressar corretamente o mundo das coisas materiais, sociais e espirituais, ou cobri-lo com o véu opaco da dissimulação e da mentira.

Os senhores generais definiram 31 de março como o dia do início da ordem que impuseram pela força dos fuzis porque, logicamente, o 1ª de abril pecava por sua pouca seriedade. Chamaram a ordem ditatorial de "revolução redentora", apoiando-se na força da palavra que descrevia o que combatiam e se encostando na princesa Isabel. Se auto-proclamaram de presidentes, mandando para a prisão aqueles que davam o nome certo aos bois. Ou seja, a eles, chamando-os de ditadores!

Temiam a força das palavras breves que desventrava sem pudor a essência do que eram e do que faziam - eram meros e vulgares golpistas e ditadores.

Devido a tudo isso, enfrentamos, hoje, um problema de nominação.

Se o golpe institucional prosperar e Michel Temer abiscoitar a presidência, violentando a Constituição, apoiado na força da grande mídia e do grande capital e na leniência da Justiça, como ele, Temer, deverá ser chamado?

O conceito ditador não se enquadra ao caso. Mesmo na ilegalidade, ele governará nos quadros gerais da Constituição violada, torcendo-a, é certo, até onde deixarem, apoiado no conservadorismo que o elevou à posição que não lhe cabia.

Parece-me que o título mais condizente será o de "usurpador". Ou seja, aquele que se apodera de um título, cargo ou função, que não é seu, pelo engano ou pela força, seja qual seja.

Porém, fica uma questão. "Michel, o Usurpador" não é demasiadamente pomposo para o tamanho do homem?

Leia mais AQUIhttp://port.pravda.ru/news/busines/09-04-2016/40744-michel_usurpador-0/

***
Propomos "Michel, o Michê". Sabemos que é trocadilho infame, mas que cai bem, ah, isso cai!
***

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoon
PressAA


Nenhum comentário: