domingo, 5 de julho de 2009

APELO À COMUNIDADE INTERNACIONAL - VAMOS FAZER OS FASCISTAS PARAREM DE MASSACRAR O POVO HONDURENHO

.


À COMUNIDADE INTERNACIONAL – PAREM OS MASSACRES CONTRA O POVO HONDURENHO

Laerte Braga
A situação em Honduras é de suma gravidade. A reação do povo ao golpe desfechado por militares de extrema-direita no domingo próximo passado é aberta, corajosa e determinada.

Manuel Zelaya é o presidente constitucional de Honduras.

Os militares golpistas estão usando de todas as forças possíveis para eliminar a resistência. Neste momento centenas de boletins de hondurenhos assassinados pelos golpistas chegam de todos os cantos do país. Integrantes da VIA CAMPESINA estão sendo mortos a sangue frio pelos golpistas.

É necessária a intervenção da comunidade internacional para evitar que o massacre prossiga, tenha conseqüências mais trágicas que as que estamos presenciando.

A ação dos golpistas é referendada por apoio logístico do embaixador dos Estados Unidos em Honduras, agentes da CIA e silêncio cúmplice do governo de Obama. Estão tentando ganhar tempo para negociar uma solução alternativa à legalidade constitucional.

O presidente do Brasil Luís Ignácio Lula da Silva tem o dever de tomar atitudes enérgicas e decisivas neste momento. O peso e o significado do Brasil no contexto de países latino-americanos é imenso e uma posição brasileira de franco apoio a Zelaya, à legalidade constitucional e a denúncia dos massacres que ocorrem neste momento – centenas de mortos – será decisiva para a vitória da democracia.

Todas as formas de comunicação com o exterior estão sendo eliminadas pelo regime brutal dos militares – o presidente Michelleti é um títere – na tentativa de evitar que a opinião pública mundial tome conhecimento dos fatos estarrecedores que estão a acontecer aqui, agora, neste momento.

Não há a menor preocupação com vidas por parte dos militares golpistas. Estão eliminando sumariamente civis e buscando e assassinando líderes da legalidade democrática.

O comportamento dos militares golpistas ultrapassa os limites da sanidade.

É necessário que organismos internacionais se façam presente antes que as conseqüências sejam mais trágicas e dolorosas para o povo hondurenho e com repercussões em toda a América Latina, em todo o mundo.

Não existem garantias constitucionais, suspensas pelos golpistas, não existe respeito mínimo às pessoas, Honduras e o povo hondurenho enfrentam o pior pesadelo de sua história por conta de militares e elites e com apoio dos norte-americanos.

É acintosa a atuação de agentes da CIA e do embaixador dos EUA. Está caindo a máscara do governo Obama.

É necessário mostrar aos cidadãos de todo o mundo o que está acontecendo aqui, usar de todos os meios necessários para divulgação, já que a grande mídia é sabidamente a favor dos golpistas e omite e distorce informações e fatos.

Que o mundo, as organizações de direitos humanos, os governos latino-americanos tomem conhecimento da situação e das barbáries cometidas por militares aqui em Honduras e se processe uma rápida ação no sentido de por fim a esse deslavado e criminoso golpe de bandidos travestidos de defensores da democracia.

O povo hondurenho está nas ruas resistindo ao golpe.

NÃO AO GOLPE!

NÃO À BARBÁRIE MILITAR!

FORA DE HONDURAS EUA!

ZELAYA É O PRESIDENTE CONSTITUCIONAL DO PAÍS!

VIVA O POVO HONDURENHO!

Laerte Braga, jornalista nascido em Juiz de Fora, trabalhou no Estado de Minas e no Diário Mercantil

Colabora com a PressAA

* * *


Nanda Tardin - correspondente PressAA - via República Vermelha



Avião que trazia Zelaya aterrissou em Honduras , mas o presidente não pôde desembarcar



Domingo, 5 de Julho de 2009
Golpista cara-de-pau http://republicavermelha.blogspot.com/2009/07/golpista-cara-de-pau.html#links



Segundo o site G1, "O NOVO PRESIDENTE DE HONDURAS"/
pqp é com ph mesmo, temos mais um caso de mídia aliada a golpistas? Onde já se viu a mídia falar "novo presidente de honduras"........ aí........ é o fim.
OBSERVEM A DEMAGIA ( aliado de bandido é comparsa, né não?)
mundo CELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1219344-5602,00.html
05/07/09 - 18h30 - Atualizado em 05/07/09 - 18h30
Micheletti diz que vetou presença de Zelaya para evitar conflito
Tegucigalpa, 5 jul (EFE).- O novo presidente de Honduras, Roberto Micheletti, assegurou hoje que não permite a entrada no país do líder deposto Manuel Zelaya para evitar "conflitos internos".
Segundo ele, Zelaya poderá entrar no país, desde que deseje, porém, se entregar à Justiça


SEGUE O NOJO: pra golpistas CADEIA


*
Como nunca antes

En la radio, la locutora dice esta frase lapidaria: “Como nunca antes” y agregaba más adelante: “la verdad estaba en las calles”…

Y desde las calles, y desde podios y tribunas internacionales, como nunca antes, efectivamente, organismos, gobiernos, el pueblo todo se suma a la repulsa…

La iglesia pide que Zelaya no se dirija a Honduras… ¿por qué no cuestiona a Micheletti, golpista, traidor a su país? ¿Por qué no dice “Mucho cuidado con derramar la sangre de tus hermanos: respeta el bíblico mandamiento NO MATARÁS”??.

Un estado de tensión nos invade: tememos por la reacción de una soldadesca que no ha respetado a sus hermanos, tememos por la vida de aquellos que hasta hoy, nos han estado informando sobre la situación hondureña… finalmente, llegan los primeros reportes del día directamente desde Honduras.

Ahora, nos queda esperar el desarrollo de este día histórico, que marcará un antes y un después en la Historia Nuestroamericana.

La marcha ha comenzado

Entrevista a lider feminista

Desde la marcha, siempre adelante

Postado no Blog Republica Vermelha


por Nanda Tardin

*
Todos com Honduras

Amigos,
Honduras necessita de nossa solidariedade. Nos, latinos americanos não podemos permitir nenhuma violência contra a nossa soberania.

Aprendemos muito nestes últimos anos. Aprendemos a ler os signos da dominação estrangeira. Estamos alertas e empenhados na busca incessante pela Paz mundial.

Condenamos o Golpe de Estado e apoiamos ao Presidente Manuel Zelaya e seu povo.

No site, www.cdhrio.com.br, você pode encontrar informações, analises, bem como manifestações de apoio ao Presidente Manuel Zalaya.

Todos que desejam reafirmar sua solidariedade podem aderir a Campanha encabeçada por Adolfo Perez Esquivel - Premio Nobel da Paz, endossados por Dany Glover - ator e ativista social estadunidense, por Thiago de Mello- poeta -pelo escritor cubano Roberto Fernandez Retamar, presidente da Casa de las Américas, entre outros muitos companheiros de todas as nacionalidades.

Favor enviar sua adesão através do email: oscar.niemeyer@cdhrio.com.br

Marilia Guimarães

*

max carlos para [PressAA via] Newsletternoma.
mostrar detalhes 21:39 (3 horas atrás) Responder

Olá,
podem acompanhar ao vivo a repressão com metralhadora da multidao pelos golpistas hondurenhos, perto do aeroporto de Tegucigalpa.

http://www.telesurtv.net/solotexto/senal_vivo..php

Essa é o poder das elites neo-escravagistas quando aparecer em sua forma pura!

CM

*

From: Alipio
Date: 05/07/2009 21:05
Subject: Graves noticias de Honduras: Policías y soldados ceden y decenas de miles llegan al aeropuerto de Tegucigalpa
To: [PressAA via Rede do Castor Filho]


Policías y soldados ceden y decenas de miles llegan al aeropuerto de Tegucigalpa



Prensa Web YVKE/VTV/Telesur



Cientos de miles de personas se encuentran en las cercanías de Toncontín, el aeropuerto internacional de Tegucigalpa. Al grito de "URGE MEL" y "FUERA LOS GOLPISTAS" la movilización desafió por horas el fuerte despliegue militar y policial que los golpistas han apostado en el aeropuerto, así como francotiradores y cuatro helicópteros militares. Pero finalmente a las 4:20 pm los efectivos permitieron el paso hacia el aeropuerto
Distintos medios de comunicación latinoamericanos han reportado que la movilización humana hacia el aeropuerto Toncontín, ha sido la más grande registrada desde el golpe de estado. Masas de obreros, estudiantes, luchadores sociales, madres, hijos marcharon en la capital hondureña. Sin embargo, evitaron el palacio presidencial que actualmente se encuentra sitiado y usurpado.

A las 4:20 pm, el periodista Eduardo Silvera de VTV informó que la policía y los militares abrieron el paso para que miles de personas llegaran al aeropuerto, luego de que, por varias horas, bloquearan el acceso. El pueblo se comportó de forma pacífica, dialogando y convenciendo a los efectivos de abrir paso; la policía tenía órdenes de no reprimir ni confrontar a la población.

"Por lo visto se abrió el aeropuerto porque acaba de aterrizar una avioneta de color blanco", indicó Silvera a las 4:20 pm.

Durante horas, el cerco militar y policial en los alrededores de Tegucigalpa, y el cordón de seguridad que se ha instalado en los alrededores del principal aeropuerto hondureño, evitaba que varias decenas de miles de personas llegaran a Toncontín.

Miles marchan desde horas de la mañana

Desde esta mañana, como estuvo informando Telesur, varios representantes de sindicatos informaron sobre la situación que se vivía. El representante de los sindicatos de la industria de la bebida, Porfirio Ponce, anunció que su organización estaba presta y resoluta a recibir al presidente constitucionalmente electo, Manuel Zelaya. También expresó que continúan los bloqueos de carreteras en el interior de la república, y que habrán concentraciones masivas en las diversas regiones.

Silvera informó en la mañana que los cuerpos de seguridad han apostado un fuerte cordón represivo dentro y fuera de las instalaciones del aeropuerto, suspendiéndose los vuelos nacionales e internacionales. Se teme que no se le permita el ingreso al avión que transporte a Zelaya.

Sin embargo, aproximadamente a la 1 de la tarde (hora de Venezuela) Silvera informó que un grupo de los militares que custodiaban el aeropuerto lo habían abandonado y que la cantidad de funcionarios militares que lo custodiaban era considerablemente menor a la que había inicialmente. Más tarde informó que el cordónb se había vuelto a formar.

La enviada de Telesur, Adriana Sívori, entrevistó Guillermo Paz, jefe de prensa del gobierno constitucional. Paz expresa que este es un momento nefasto en la historia de Honduras, pues el pueblo hondureño ha sufrido y la luchado mucho para alcanzar la democracia. "El pueblo es quien le va a permitir regresar a la presidencia y culminar su período", concluyó Guillermo Paz.

Algunos dirigentes sociales también expresaron su indignación por las declaraciones de la iglesia ante la llegada de Mel, se dijo "el lugar de la iglesia es al lado de los pobres".

Dos mil policías contra doscientos mil ciudadanos

Luis Galdámez, periodista de la emisora comunitaria Radio Globo Honduras, informó en conversación telefónica con YVKE Mundial que unos dos mil policías bloquean todas las entrada al aeropuerto de Tegucigalpa, y que los manifestantes, que él calculó en unos doscientos mil, están pidiendo por favor que les dejen acceder, mientras varias personas han sido ya detenidas en las inmediaciones del aeropuerto.

Galdámez confirmó la presencia de francotiradores en el aeropuerto y sus adyacencias.


Al menos tres muertos: Se desata violenta represión en el aeropuerto de Tegucigalpa

05 de julio 2009. - Apenas el presidente Manuel Zelaya había terminado de dirigir a la Fuerza Armada de Honduras un mensaje desde el avión que lo traslada hacia Honduras, instando a la Fuerza Armada a no reprimir al pueblo desarmado, cuando la Fuerza Armada ha comenzado a disparar al pueblo desarmado y a reprimir a los periodistas en el aeropuerto de Tegucigalpa.

Eduardo Silvera, enviado especial de VTV, ha reportado que hay al menos dos jóvenes hondureños muertos, y numerosos heridos. Los soldados han arremetido también contra la prensa desplegada en el aeropuerto.

Varios manifestantes declararon que el ejército dispara con fuego real y con balas lacrimógenas, e impide a la Cruz Roja recoger los cuerpos de las personas que yacen en el suelo.

Distintos medios de comunicación latinoamericanos han reportado que la movilización humana hacia el aeropuerto Toncontín, ha sido la más grande registrada desde el golpe de estado. Masas de obreros, estudiantes, luchadores sociales, madres, hijos marcharon en la capital hondureña. Sin embargo, evitaron el palacio presidencial que actualmente se encuentra sitiado y usurpado.

A las 4:20 pm, el periodista Eduardo Silvera de VTV informó que la policía y los militares abrieron el paso para que miles de personas llegaran al aeropuerto, luego de que, por varias horas, bloquearan el acceso. El pueblo se comportó de forma pacífica, dialogando y convenciendo a los efectivos de abrir paso; la policía tenía órdenes de no reprimir ni confrontar a la población.

"Por lo visto se abrió el aeropuerto porque acaba de aterrizar una avioneta de color blanco", indicó Silvera a las 4:20 pm.

Durante horas, el cerco militar y policial en los alrededores de Tegucigalpa, y el cordón de seguridad que se ha instalado en los alrededores del principal aeropuerto hondureño, evitaba que varias decenas de miles de personas llegaran a Toncontín.

Miles marchan desde horas de la mañana

Desde esta mañana, como estuvo informando Telesur, varios representantes de sindicatos informaron sobre la situación que se vivía. El representante de los sindicatos de la industria de la bebida, Porfirio Ponce, anunció que su organización estaba presta y resoluta a recibir al presidente constitucionalmente electo, Manuel Zelaya. También expresó que continúan los bloqueos de carreteras en el interior de la república, y que habrán concentraciones masivas en las diversas regiones.

Silvera informó en la mañana que los cuerpos de seguridad han apostado un fuerte cordón represivo dentro y fuera de las instalaciones del aeropuerto, suspendiéndose los vuelos nacionales e internacionales. Se teme que no se le permita el ingreso al avión que transporte a Zelaya.

Sin embargo, aproximadamente a la 1 de la tarde (hora de Venezuela) Silvera informó que un grupo de los militares que custodiaban el aeropuerto lo habían abandonado y que la cantidad de funcionarios militares que lo custodiaban era considerablemente menor a la que había inicialmente. Más tarde informó que el cordónb se había vuelto a formar.

La enviada de Telesur, Adriana Sívori, entrevistó Guillermo Paz, jefe de prensa del gobierno constitucional. Paz expresa que este es un momento nefasto en la historia de Honduras, pues el pueblo hondureño ha sufrido y la luchado mucho para alcanzar la democracia. "El pueblo es quien le va a permitir regresar a la presidencia y culminar su período", concluyó Guillermo Paz.

Algunos dirigentes sociales también expresaron su indignación por las declaraciones de la iglesia ante la llegada de Mel, se dijo "el lugar de la iglesia es al lado de los pobres".

Dos mil policías contra doscientos mil ciudadanos

Luis Galdámez, periodista de la emisora comunitaria Radio Globo Honduras, informó en conversación telefónica con YVKE Mundial que unos dos mil policías bloquean todas las entrada al aeropuerto de Tegucigalpa, y que los manifestantes, que él calculó en unos doscientos mil, están pidiendo por favor que les dejen acceder, mientras varias personas han sido ya detenidas en las inmediaciones del aeropuerto.

Galdámez confirmó la presencia de francotiradores en el aeropuerto y sus adyacencias.





Honduras: "governo levou exército a manchar rifles com sangue, com sangue do povo", diz Chávez
Atualizado em 06 de julho de 2009 às 02:34 Publicado em 05 de julho de 2009 às 19:50


"Apesar de o presidente Manuel Zelaya não ter podido aterrizar em Honduras,ele cumpriu a promessa feita ao seu povo de retornar", disse o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por telefone, à Telesur ."É uma vitória importante. O presidente chegou ao país, e não se atreveram a tocar em um só fio de cabelo dele."


Chávez qualificou de covardes os golpistas e militares que impediram a aterrizagem de Zelaya em Honduras: "Este governo gorila não permitiu que ele aterrizasse e levou o exército a manchar com sangue os seus rifles, com sangue do povo. Eu responsabilizo por esses fatos o cardeal Oscar Rodríguez".

Zelaya, por sua vez, pediu ao chefe do exército, general Romeo Vásquez, que cesse o massacre contra o povo hondurenho.

"Sinto cada vez mais a necessidade de chegar a Honduras para estar à frente do povo e parar esse abuso e esse terrível poder que quer se apoderar de Honduras", enfatizou Zelaya, reiterando. "É lamentável que as Forças Armadas tenham reprimido uma manifestação pacífica, para receber o presidente que elegeu democraticamente."


"Não é possível que um grupo de pessoas, levado por suas ambições políticas e econômicas reprima o povo. Manifestar-se é um direito universal", prosseguiu Zelaya. Eu sou o presidente eleito por vontade soberana; só Deus poderá me impedir que eu lute pelos direitos da minha sociedade."


Toque de recolher


O governo golpista de Honduras, encabeçado por Roberto Micheletti decretou, de forma imprevista, o toque de recolher a partir das seis tarde.


O corresponde da Telesur em Honduras assinalou que as pessoas haviam cercado as proximidades do aeroporto e Toncontín, en Tegucigalpa, já estão deixando o local, para evitar a repressão das forças de segurança que respaldam o golpe de Estado. (Com informações da Agencia Bolivariana de Noticias)
****************************


Honduras resiste: Zelaya já em Manágua; discutirá com membros OEA como entrar em seu país
O avião que transportava o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, já aterrizou em Manágua, na Nicarágua. Ele foi impedido de aterrizar no aeroporto de Tocontin, em Tegucigalpa, pelas forças militares que apóiam o governo golpista de Roberto Micheletti. Zelaya denunciou que foi ameaçado pelo operador do aeoroporto. Caso insistisse seria, impedido pela Força Aérea de Honduras.

Zelaya informou que se reunirá com alguns dos presidentes membros da Organização dos Etados Americanos (OEA) para buscar uma solução para a situação: "Nós temos que achar uma maniera de entrar no país. Se não foi possível neste momento, faremos amanhã. Nosso propósito é entrar no país". (Com informações da Agencia Bolivariana de Noticias)

Honduras: Cházes responsabiliza governo golpista pelo o que possa ocorrer com Zelaya
"Responsabilizo os integrantes do governo de fato de Honduras, golpistas usurpadores que estão maltratando e perseguindo o digno povo e destroçando as leis e a soberania, pelo o que possa acontecer ao presidente legítimo dessa nação, Manuel Zelaya."

Assim se expressou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante as comemorações do 198º aniversário da Declaração da Independência da Venezuela, celebrada na cidade de Bolívar. ( Com informações da Agência Bolivariana de Notícias)

Aumenta presença militar


Após o sobrevôo do presidente Manuel Zelaya sobre o aeroporto de Tocontin, em Tegucigalpa, aumenta a presença militar no local.

A correspondente da Telesur, Adriana Sívori, que se encontra no local, ratificou que o aeroporto encontra-se militarizado e que mais veículos com soldados do exército hondurenho estão chegando


"O aeroporto está cercado e continua chegando gente do exército", informou a correspondente.
Pouco mais cedo o exército atacou com bombas de gás lacrimogêno e balas o povo hondurenho, que se encontrava concentrado nas proximidades do aeroporto de maneira pacífica à espera de Manuel Zelaya.


A corresponde da Telesur denunciou que avançou violentamente também contra os jornalistas.
Honduras resiste: Zelaya denuncia que foi ameaçado por operador do aeroporto
Exército golpista impediu a aterrizagem no aeroporto de Tegucigalpa do avião em que viajavam o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, e o presidente da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Miguel D"Escoto.

O presidente Zelaya denunciouà Telesur - por telefone- que foi ameaçado pelo operador do aeroporto, que disse que iam interceptar o avião com a Força Aérea de Honduras.
Mais cedo, o piloto do avião havia dito que não poderiam aterrizar na pista do aeroporto porque vários veículos tinham sido colocados para impedir a sua chegada. (Com informações da Agência Bolivariana de Notícias)

*************************
Honduras resiste: mídia censurada logo após o assassinato dos manifestantes
Apesar do ataque de militares golpistas à manifestação de apoio a Zelaya, tenha deixado três mortos e dezenas de feridos, o governo de Roberto Micheletti silenciou os meios de comunicação, colocando no ar um pronunciamento em cadeia nacional. Micheletti depois uma suposta entrada em território hondurenho de tropas nicaraguenses, informação já desmentida pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Minutos antes da cadeia de rádio e televisão, os meios de comunicação que apóiam o golpe não transmitiam a situação vivida pelos manifestantes hondurenhos no aeroporto de Toncontin, que responsabilizaram as forças armadas e o cardeal Oscar Andrés Rodríguez pelo banho de sangue.
Enquanto isso, a emissora alternativa Radio Globo informou que a cadeia começou justamente no momento em que seus repórteres entrevistavam os manifestantes e as ambulâncias transportavam os feridos para os hospitais.

Por sua vez, a correspondente da Telesur, Madelein García, informou que um dos mortos é um menino de 16 anos, que recebeu um tiro na cabeça.

Esses acontecimentos ocorreram nos minutos que antecediam a chegada ao país do presidente Manuel Zelaya acompanhado do presidente da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, Miguel D"Escoto, para retomar o seu posto do foi deposto pelos golpistas. ( Informações da Agência Bolivariana de Notícias)
***************************
Honduras resiste: três mortos e dezenas de feridos
As forças militares estacionadas no aeroporto de Toncontín, en Tegucigalpa, atacaram violentamente uma manifestação pacífica de apoio ao presidente legítimo de Honduras, Manuel Zelaya, deixando saldo de três mortos (com tiros na cabeça) e dezenas de feridos. (com informações da Agencia Bolivariana de Noticias).
**************
Honduras resiste: três mortos com tirps na cabeça
Repressão brutal contra hondurenhos à espera do presidente legítimo, Manuel Zelaya, no aeroporto de Toncontin, em Tegucigalpa.

Pelo menos três pessoas foram mortas com tiros na cabeça, informou há pouco a Rede Bolivariana de Notícias. Isso aconteceu logo que aumentou a repressão. Com bombas de gás lacrimogêneo e disparos com armas de fogo, as forças repressoras que apóiam o golpista Roberto Michelletial repelem os manifestantes que se mantêm nas imediações do aeroporto. Milhares de hondurenhos encontram-se na área.(com informações da Agencia Bolivariana de Noticias)


Retorno a Honduras


A Organização dos Estados Americanos (OEA) suspendeu Honduras do exercício de seu direito de participação na instituição, baseada no Artigo 21 da Carta Democrática Interamericana. O dispositivo pune os membros que desrespeitam a ordem democrática, após todas as tentativas de diálogo com a organização A decisão foi publicada neste domingo (5) no site da OEA.


Esta tarde, duas comissões decolaram de Washington para Honduras, após uma sessão extraordinária da Organização de Estados Americano (OEA): uma, formada por Manuel Zelaya e o presidente da Assembleia das Nações Unidas (ONU, Miguel D`Escoto) e outra, integrada pelo secretario-geral da OEA, José Miguel Insulza, e os presidentes Cristina Fernández Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).

"Estamos agindo de acordo com o Tratado de Direito Internacional e com as ações a tomar para a restituição da democracia em Honduras, agregou Manuel Zelaya.


No entanto, nenhum avião no qual o presidente José Manuel Zelaya Rosales esteja viajando terá permissão para aterrissar em Honduras, informa a agência de notícias argentina Telam. O aviso foi dado por Roberto Micheletti, que ocupa a Presidência do país desde domingo passado (28), quando um golpe de Estado tirou Zelaya do poder.


Ainda segundo a Telam, as operações no aeroporto foram canceladas por três dias. As mesmas fontes disseram que o governo de Micheletti negou ainda o pedido de voo e aterrissagem em Tegucigalpa, capital de Honduras, do avião da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ela pretendia viajar àquele país para apoiar a recondução de Zelaya à Presidência. (com informações da Agência Bolivariana de Notícias)

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/honduras-governo-levou-exercito-a-manchar-rifles-com-sangue-diz-chavez/

*

Do blog Tudo em Cima - André Lux

Honduras resiste: três mortos com tiros na cabeça

Pelo menos três pessoas foram mortas com tiros na cabeça, informou na noite de domingo (5) a Agência Bolivariana de Notícias. Isso aconteceu logo que aumentou a repressão aos manifestantes que se concentram no aeroporto internacional de Toncontin, em Tegucigalpa, à espera do presidente constitucional Manuel Zelaya.

Com bombas de gás lacrimogêneo e disparos de armas de fogo, as forças de repressão, que apóiam o golpista Roberto Michelleti, tentam expulsar os manifestantes que se mantêm nas imediações do aeroporto. Milhares de hondurenhos encontram-se na área.


Retorno a Honduras

A Organização dos Estados Americanos (OEA) suspendeu Honduras do exercício de seu direito de participação na instituição, baseada no Artigo 21 da Carta Democrática Interamericana. O dispositivo pune os membros que desrespeitam a ordem democrática, após todas as tentativas de diálogo com a organização A decisão foi publicada neste domingo no site da OEA.


Esta tarde, duas comissões decolaram de Washington para Honduras, após uma sessão extraordinária da Organização de Estados Americano (OEA): uma, formada por Manuel Zelaya e o presidente da Assembleia das Nações Unidas (ONU, Miguel D`Escoto) e outra, integrada pelo secretario-geral da OEA, José Miguel Insulza, e os presidentes Cristina Fernández Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).


''Estamos agindo de acordo com o Tratado de Direito Internacional e com as ações a tomar para a restituição da democracia em Honduras, agregou Manuel Zelaya.

No entanto, nenhum avião no qual o presidente José Manuel Zelaya Rosales esteja viajando terá permissão para aterrissar em Honduras, informa a agência de notícias argentina Telam. O aviso foi dado por Roberto Micheletti, que ocupa a Presidência do país desde domingo passado (28), quando um golpe de Estado tirou Zelaya do poder.


Ainda segundo a Telam, as operações no aeroporto foram canceladas por três dias. As mesmas fontes disseram que o governo de Micheletti negou ainda o pedido de voo e aterrissagem em Tegucigalpa, capital de Honduras, do avião da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ela pretendia viajar àquele país para apoiar a recondução de Zelaya à Presidência.
Pouso não permitido


O avião que carrega o presidente Manuel Zelaya não conseguiu pousar no aeroporto internacional de Toncontin, informa a rede venezuelana Telesur. Segundo a rede de TV, Zelaya pediu ''em nome de Deus'' que o deixassem pousar, mas não recebeu permissão.
A pista de pouso estaria com obstáculos que impediriam o pouso da aeronave venezuelana que carrega o presidente.


Após a tentativa fracassada de retornar a Honduras, o avião de Zelaya pousou na Nicarágua, segundo a agência de notícias France Presse. Ele diz que continuará buscando o apoio da comunidade internacional para retomar seu posto no governo hondurenho. "Não vão impedir que façamos tudo o que tenhamos que fazer", disse Zelaya à rede de TV venezuelana Telesur, que acompanhou sua tentativa de retorno.

Com informações do Blog Vi o Mundo; artigo atualizado às 21h38

Da redação, com agências
http://tudo-em-cima.blogspot.com/2009/07/direita-golpista-em-acao-repressao-mata.html

*
COORDINADORA SOCIALISTA LATINOAMERICANA

Fernando Yépez Rivas
* Vicepresidente Federaçao dos Jornalistas
Quito-EQUADOR

denegroyepezrivas@yahoo.es
responder anegroyepezrivas@yahoo.es

para Nanda/Carioca Tardin-BRASIL ,
Nanda Tardín/BRASIL

cc Fernando Soares/BRASIL ,

----- Original Message -----
From: German Rodas
To: PARTIDO SOCIALISTA - FRENTE AMPLIO
Cc: silviamariabaca@yahoo.com
Sent: Sunday, July 05, 2009 12:21 PM

COMUNICADO DE LA COORDINACION SOCIALISTA LATINOAMERICANA


La Coordinación Socialista Latinoamericana (CSL) ante los graves hechos acontecidos en la República de Honduras, declara:

1.- Su rechazo enérgico al golpe de estado en contra del legítimo Presidente de Honduras, Manuel Zelaya.

2.--Su condena a la represión contra el pueblo hondureño, en lucha por sus legítimos derechos democráticos.

3.- Su apoyo las decisiones tomadas por el sistema interamericano en defensa de la democracia hondureña.

4.- Advierte a los golpistas sobre las graves consecuencias de sus actos, que serán juzgados de acuerdo a derecho. Asimismo los responsabiliza por la seguridad del presidente Zelaya, y apoya el retorno al gobierno de las autoridades legítimamente electas.

5.- La CSL vuelve suya la lucha del pueblo hondureño y se compromete a apoyar todas las medidas de solidaridad y políticas para la reinstitucionalización del País.


German Rodas Chaves

SECRETARIO GENERAL DE LA CSL

.

Nanda Tardin:

Que horror! Essa foi a resposta dos Estados Unidos à revolução pacífica e democrática que se desenvolve na América Latina. Tiraram do fundo do baú os gorilas, a repressão e o medo - e os colocaram a serviço da ditadura militar. Mais fortes são os poderes do povo! Tendo determinação, coragem e espírito de luta ele vencerá! Jacob David Blinder

As fotos seguem postadas no link: http://republicavermelha.blogspot.com/2009/07/fotos-da-repressao-ocorrida-em-honduras.html#links
.

PressAA

.

Nenhum comentário: