terça-feira, 29 de setembro de 2009

Top... Top... Top... Entrevista de Marco Aurélio Garcia à CBN

.

(Clique na imagem e leia em tamanho ampliado)


Entrevista de Marco Aurélio Garcia à CBN

Fernando Soares Campos

Carlos Alberto Sardenberg, jornalista filiado ao PIG, membro da facção Globo, entrevistou, na rádio CBN, Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais. O assunto em pauta era o golpe de estado em Honduras.

Sardenberg iniciou a entrevista perguntado sobre uma suposta “estratégia” da diplomacia brasileira no caso do golpe em Honduras, entretanto ele esperava que o ministro Marco Aurélio nem mesmo atentasse para o significado da palavra “estratégia”.

Sardenberg deve ter passado a noite ensaiando a pergunta. Ele precisava fazer com que o entrevistado assimilasse o significado de “estratégia” dissociando-o de acepções pejorativas, como, por exemplo, “ardil engenhoso”, ou “subterfúgio”.

Não duvido que Sardenberg tenha buscado informações sobre técnicas e truques de atores das antigas novelas radiofônicas. Certamente reviu algumas performances de Alberto Roberto e Roberval Taylor, personagens de Chico Anysio.

O objetivo mesquinho do entrevistador era fazer com que o ministro se referisse a um natural estratagema para solucionar o problema do abrigo de Zelaya na Embaixada. Porém, daí em diante, Sardenberg pretendia insinuar que o governo Lula convidou e até estimulou Zelaya a se refugiar na Embaixada e que isso teria sido uma ação “estratégica”, uma ação planejada nos seus mínimos detalhes. Isso é o que o PIG pretende arrancar do governo Lula a qualquer custo. As insinuações estão no ar, porém eles precisam de elementos mais consistentes para fundamentar suas ilações.

Em determinado momento, quando o ministro Marco Aurélio iniciou uma resposta de forma mais contundente, visto que já aparentava impaciência com o Sardenberg que insistia em dar uma de joão-sem-braço, o que se ouviu foi o chiado característico de emissora fora do ar.

Trecho da abertura da entrevista:

Sardenberg: – É... se der... tudo certo pro... na... na estratégia ou... nas perspectivas brasileiras, o que é que acontece em Honduras?

Marco Aurélio Garcia: – Em primeiro lugar, não há estratégia brasileira em Honduras...

Ouça a entrevista completa:

http://www.snapvine.com/voicedrop/get_codes/14d55d66ac5711deb5b90030485c71d2?view_type=tp

.

PressAA

.

Nenhum comentário: