segunda-feira, 17 de junho de 2013

Rui Martins, Flash-Back de vaia e financiamento da mídia - para refrescar a memória, charges do Lan

.



FINANCIAMENTOS
Apesar de nomeado Chefe da Casa Civil do Governo Vargas em 1951, Lourival Fontes, desafeto de Samuel Wainer, dono da ULTIMA HORA, aparece ao lado do arqui-inimigo de Vargas, Carlos Lacerda, dono da "TRIBUNA DA IMPRENSA", em plena polêmica dos financiamentos da Caixa Econômica Federal ao jornal anti-getulista.



Rui Martins*


Dilma é contra Dilma?

Berna (Suiça) - O jornalista esportivo da televisão suíça pouco antes do término do jogo vencido pelo Brasil, em Brasília, estava encafifado – não entendia por que a presidenta Dilma tinha sido vaiada pelo público na solenidade de abertura.

O estádio com o nome do grande jogador Garrincha é novo, tecnologicamente o mais moderno no mundo, e está sendo oferecido ao povo, e por que o povo vaia a presidenta? É, na verdade, ela não tem carisma!
Ué, pensei, será que isso é ainda consequência da política suicida da presidenta Dilma, contada aqui por mim, neste site, há quase um ano, dando conta de um evidente distúrbio psicológico na presidenta, pelo qual premia a mídia que critica seu governo e dá uma banana para os jornais e revistas a seu favor?

Há um problema de síndrome aí, de preferência pelo inimigo. Não sou eu quem possa solucionar, mas os que com ela convivem no dia-a-dia, na Casa Civil, poderiam tentar alguma coisa, antes de acontecerem novas vaias, cada vez mais perigosas por serem próximas das eleições presidenciais.
Embora vivendo no exterior, tenho testemunhado, nestes três anos, uma campanha insidiosa da grande mídia contra o governo, contra a presidenta Dilma, contra o PT, sem existir um retorno favorável, uma defesa, uma resposta no mesmo volume.
Ora, diante do grande circo das denúncias, cotidiano e insistente, mas sem resposta, acaba ficando alguma coisa, no subconsciente do povo.



CPI DA IMPRENSA
Os desafetos de Getúlio Vargas, na sua volta ao poder, vencendo as eleições presidenciais de 1950, tendo a UDN como principal porta-voz, instauram uma "CPI da Imprensa" para investigar o apoio incondicional dado pela ULTIMA HORA ao presidente, desde o seu primeiro número. A reação dos aliados de Getúlio no Congresso, estende a "CPI" aos outros jornais, deflagrando uma onda de denúncias e investigações na imprensa brasileira.

Na coluna Governo financia a direita, reproduzida amplamente pela miserável mídia de esquerda e por seus blogs, que funcionam gratuitamente, levantava a questão do porquê do governo Dilma se negar a dar, pelo menos, um pouco de soro, à mídia alternativa de esquerda, já que Brasil de Fato, Caros Amigos (ainda existe?) e Correio do Brasil são praticamente ignorados pelo governo, na distribuição das verbas de publicidade a pretexto de terem poucos leitores... Ora, têm pouco leitores justamente porque não dispõem de condições para competir com Folha, Globo, Estadão.
A responsável por essa partilha de publicidade, favorecendo sempre a mídia de direita contra a mídia nanica de esquerda, é Helena Chagas [AA: Lourival Fontes de saia?!], sempre ao lado da presidenta nas excursões ao Exterior. Ela é a prova viva da síndrome.
Não vou transcrever a coluna de setembro do ano passado, mas alguém, com mais tato que eu, deve enfim ter peito para dizer à presidenta que, se isso não mudar, sua reeleição pode ir pro brejo.
O baixinho Getúlio foi extremanente esperto ao financiar Samuel Wainer e sua Última Hora e mesmo assim não conseguir evitar a campanha desfechada contra ele, a pretexto – o tema é sempre o mesmo – de corrupção no governo.

Acorde, presidenta Dilma, se não quiser passar outros vexames como os vividos em Brasília. É preciso elaborar e implementar uma verdadeira política de apoio junto à mídia de esquerda. Não será preciso que torçam os fatos, nem que existam conselhos de jornalismo querendo enquadrar quem for contra o governo. Tudo pode ser feito de maneira transparente dentro das regras democráticas, sem continuar favorecendo uma mídia adversária já mais que favorecida.
Se não é suicídio e automasoquismo. Aqui na Europa, a mídia de esquerda não tem tratamento de preferência, mas igualitário. Aí no Brasil, a preferência é sempre para a mídia de direita. Ora, num governo de esquerda isso se torna incompreensível.



ROBERTO MARINHO
Diretamente da direção do jornal O GLOBO, o jornalista Roberto Marinho, passa a explicitar suas posições pessoais nas páginas de seu periódico. Contrário à política de Getúlio teve longa briga pessoal e política com Samuel Weiner, fundador da ULTIMA HORA, num período em que não havia escrúpulos em relação à parcialidade na imprensa.

____________________________________________

*Rui Martinsjornalista, escritor, ex-correspondente do Estadão e da CBN, após exílio na França. Autor do livro “O Dinheiro Sujo da Corrupção”, criou os Brasileirinhos Apátridas e propõe o Estado dos Emigrantes. Vive na Suíça, colabora com os jornais portugueses Público e Expresso, é colunista do site Direto da RedaçãoColabora com o Correio do Brasil e com esta nossa Agência Assaz Atroz.

____________________________________________

To Remember...


Flash-Back



Vaias num momento e local em que elas não caberiam, mesmo que os vaiados merecessem. Por que vaiar atletas americanos, bolivianos, argentinos, venezuelanos ou qualquer outro? Vaias políticas: por que vaiar Lula e aplaudir César Maia? Certamente este detalhe evidencia que as vaias partiram de uma claque, um grupo organizado. As vaias não partiram propriamente dos que pagaram caro para assistir à abertura do Pan, pois a claque ganhou ingressos, os que fizeram a claque receberam ingressos de brinde, ingressos pagos pelos cofres públicos.

Outra atitude vergonhosa ocorreu quando uma parte do público se indignou com as vaias e começou a aplaudir o presidente Lula. Quem estava assistindo ao evento pela televisão pôde observar que o apresentador da Rede Globo de Televisão, ao notar que esta parte do público insistia em aplaudir o presidente, criando no Maracanã uma espécie de clima de confronto político, passou a falar de coisas sem qualquer importância, objetivando apenas abafar o apoio ao presidente por grande parte do público.

Há poucos dias os mais expressivos institutos de pesquisa divulgaram a coleta de dados que indicou alta popularidade do presidente Lula, em todo o território nacional.

[AA: Coincidência dos diabos! Há poucos dias os mais expressivos institutos de pesquisa divulgaram a coleta de dados que indicou alta popularidade da presidenta Dilma, em todo o território nacional.]

Conforme esta última pesquisa de opinião pública, o povo brasileiro demonstra satisfação com o governo Lula. O comércio, a indústria e os setores de prestação serviço revelam crescimentos nunca antes experimentados. Entretanto durante a cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, o presidente Lula foi vaiado. Como se explica esse fenômeno?

Vamos tentar entender.

No mesmo momento em que vaiou o presidente Lula, a claque aplaudiu César Maia, prefeito da cidade. Maia sempre foi considerado um velho marqueteiro político. É uma raposa adversária do PT, foi um dos traidores de Brizola, que fez de Maia um político de expressão nacional. César Maia sonha em conquistar o governo do Estado, quiçá a Presidência da República.

(Clique no título e leia artigo completo, comentários dos leitores e vídeo do ensaio da claque do Maia, tudo na revista digital NovaE)
_______________________________________________ 

Leia também...

BNDES vai financiar a democratização da mídia

Cesar Fonseca, Independência Sul-americana “BNDES financia democratização midiática”Enviado pelo pessoal da Vila Vudu e Bárbara Szaniecki


Comentário/pergunta de Bárbara Szaniecki: E os PONTOS DE MÍDIA LIVRE? Será que Dilma e Jandira já ouviram falar deles? Caso positivo, será que vão se lembrar deles? Vamú rezá pra que sim! 


Entreouvido na Vila Vudu: NOTÍCIA IMPORTANTÍSSIMA! (algum jornalão publicou? Deu na Globo? NÃÃÃÃÃÃÃO!)   

(Clique no título e leia matéria completa no blog da redecastorphoto)

_______________________________________________

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons (Charges e comentários extraídos de artes.com Lan - Política)

_______________________________________________

PressAA


.


Nenhum comentário: