quarta-feira, 16 de junho de 2010

Rui Martins entrevista o ministro Celso Amorim na Conferência da OIT

.


Rui Martins*

A política salarial do Brasil teve destaque na abertura ministerial da Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aqui em Genebra. De manhã o ministro do Trabalho, Carlos Roberto Lupi falou na sala das assembléias sobre a questão do trabalho decente e das metas alcançadas pelo Brasil no setor laboral. No começo da tarde o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim foi o convidado para participar de um debate de alto nível, versando sobre as medidas brasileiras, isso porque o Brasil tem lugar de “vedete”, com suas iniciativas de Bolsa Família e escola, como mostrou a passagem, no ano passado, do presidente Lula na OIT. Amorim conta o que falou e aborda a questão da idade da aposentadoria.

Ministro Celso Amorim: – [São] Temas ligados ao pacto do emprego e também aos objetivos do milênio. E eu procurei transmitir mensagens que decorrem da própria realidade brasileira de que a justiça social é não só possível mas necessária para o crescimento, que implica, naturalmente, emprego, trabalho decente, enfim, são os temas também da agenda da OIT.

Rui Martins: – Ministro, o senhor sabe que aqui na Europa a crise desencadeou aquela questão da aposentadoria, no Brasil haveria esse risco de se pensar também a mesma coisa?

MCA – Não. Primeiro que o Brasil está crescendo, o Brasil vai crescer 7% este ano. Os economistas mais cautelosos já acham até que é muito, então, não há essa preocupação, nós não temos essa preocupação com esse aspecto. Acho que ao contrário, o Brasil continuará a crescer de maneira sustentável nos próximos anos, não há perigo de nós diminuirmos os direitos sociais. Os direitos sociais naturalmente têm que ser expandidos, gradualmente, e assim ocorrerá. Parte, aliás, da explicação do sucesso da economia brasileira, são os programas de transferência de renda, o aumento do salário mínimo, os outros programas sociais de apoio à agricultura familiar, tudo isso contribuiu para que o Brasil crescesse, enfrentasse a crise, criasse empregos, inclusive empregos formais durante a recessão mundial. Nós estamos tranquilos.

Rui Martins, de Genebra, para a Rádio França Internacional.

Transcrição de áudio: Assaz Atroz

_________________________________

*Ex-correspondente do Estadão e da CBN, após exílio na França. Autor do livro “O Dinheiro Sujo da Corrupção”, criou os Brasileirinhos Apátridas e propõe o Estado dos Emigrantes. Vive na Suíça, colabora com os jornais portugueses Público e Expresso, é colunista do site Direto da Redação. Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.

Nenhum comentário: