Rosa Pena
Foi quando cheguei que redescobri pela milésima vez: Meu solo sempre será aqui. Dessa vez parece que demorou mais a volta, pois foi duro ouvir lá longe que meu Rio estava se desmanchando entre paus e pedras, não por culpa das águas de abril, mas pela insanidade de alguns que nunca sabem, nunca viram, nunca têm culpa. Ah! Mas não adianta imaginar-me morando fora daqui. Se for terei a eterna sensação de exílio. Porque, por mais naufragada que esteja minha terra, ela insiste em ter palmeiras e o sabiá a cantarolar.
E o Karaokê daqui é muito melhor do que o de lá. Lararirará!
Chego muito cansada e nada feliz com o que vi lá fora. Quem disse que aqui é sempre pior? Quem?
Abro minha porta e vejo quilos de jornais e revistas. Entre eles o livro novo do Viegas Fernandes da Costa. Esqueço a imprensa marrom. Viegas é azul da cor de meu mar. Ouço a secretária- eletrônica, e ela está cheia de recados de amigos desse meu verde e amarelo. Estão preocupados com meu sumiço. Abro meu micro e encontro mais mensagens perguntando por onde ando. Ganhei dois poemas lindos. Reparo a infinidade de escritos, alguns Assaz Atroz, outros zen, muitos de amor e um espanto de spam que me faz rir de ódio. Contraditório como meu Rio de Janeiro.
Estou de volta pro meu aconchego, ainda que encharcado, mas não só de barro. De loucos como eu que amam amar o Brasil com todo pleonasmo e contra- senso que ele carrega há mais de quinhentos.
Obrigada amigos.
Rosa Pena (Rio de Janeiro-RJ). Professora e administradora de empresas. Especialista em recursos audiovisuais e artes cênicas. Trabalhou na Divisão de Multimeios da Educação na Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, com projetos ligados a cinema, teatro, música e literatura. Compulsiva para ler e escrever, considera a Internet a grande biblioteca contemporânea. Tem livros virtuais publicados e quatro livros editados no papel: Com licença da palavra, antologia do grupo Pax Poesis Encantada (2003), PreTextos, seu primeiro livro solo, onde reúne crônicas e contos de sua autoria (2004), na sequência UI! (2007) e Tarja Branca (2010). Mais em seu site: http://www.rosapena.com/
Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz
Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons
.
PressAA
.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Lararirará!
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
vocês são mil! beijos..rosa
Postar um comentário