segunda-feira, 5 de abril de 2010

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: ROBINHO É UM BOCÓ

.


Laerte Braga

Alastra-se pelo País afora um vírus perigoso e letal para a liberdade. O fundamentalismo religioso a partir de igrejas neopentecostais e justo no momento que a Igreja Católica se desmorona num amontoado de crimes de pedofilia e num papado eivado de equívocos – a começar do próprio papa.

Sexta-feira santa o jogador Robinho e outros do Santos Futebol Clube instigaram companheiros de equipe a não entrar numa casa de amparo a crianças com paralisia cerebral sob a alegação que a entidade era mantida por um Centro Espírita. Jornalistas presentes testemunharam Robinho falando em “casa que tem macumba”.

Robinho é só um bocó que sabe jogar futebol, mas não tem um pingo de caráter e enlameia as tradições de um clube tradicional como o Santos Futebol Clube, manifestando um preconceito do qual muitas vezes se queixou por ser negro e ter sido pobre.

Deve imaginar que virou branco agora que é rico. Não entendeu nada de nada e nem vai entender, pois foi cooptado pela quadrilha neopentecostal.

Não é necessariamente um conjunto de muitas seitas, mas uma ação política deliberada e com propósitos claros de poder no Brasil e em países da América Latina, África, Ásia e que no dizer do quadrilheiro Edir Macedo pretende chegar aos países muçulmanos.

É um dos muitos “atletas de Deus” que fanatizado (é fácil fanatizar idiotas) não percebe o valor e o sentido do ecumenismo na sua essência. Transcende ao respeito, supera limitações estúpidas de pretensão da verdade absoluta a religiões e se esconde na mediocridade e na infelicidade de não ser ninguém.

O futebol corre o risco, vem correndo faz tempo, tanto que manifestações dessa natureza – religiosas – foram proibidas dentro de campo, de vir a ser permeado por essa hipocrisia gerada a partir de quadrilhas travestidas de “emissários divinos”.

De repente você pode achar que minha crítica seja em si um preconceito contra neopentecostais. Não. Conheço pastores decentes. Mas há projetos políticos de grupos que se estendem a vários setores da sociedade dita organizada, inclusive através de um partido próprio, traz em si o germe da barbárie que se esconde no fanatismo.

E Robinho nem tão bom jogador assim é, nem tão sério ou responsável. Usou de artimanhas e artifícios para fugir do contrato com um clube inglês a pretexto de justificar uma péssima fase em sua carreira.

Como pessoa é só um bocó, um preconceituoso.

Não deve vestir a camisa da seleção brasileira. Não tem estatura para tanto.

Toda a sorte de preconceitos tem sido ressuscitados por grupos religiosos radicais. Ocupam canais de tevê, emissoras de rádio, se valem de cooptar figuras desprezíveis como o jogador Robinho (e outros), pregam a intolerância, como o episódio de sexta-feira santa. Ofendem e depreciam religiões outras. Atiram-se contra homossexuais e lésbicas – há inúmeros casos de pastores que molestam fiéis - nem sempre em busca de dinheiro, mas de outras coisas também.

Ter religião, por exemplo, é um direito legítimo consagrado em Constituição, mais que isso, questão de foro íntimo. Ser ou não ser, católico, protestante, espírita, umbandista, protestante é direito inalienável do brasileiro, mas o preconceito, de onde quer que venha, a intolerância, o cinismo e o deboche são inaceitáveis; são crimes que ameaçam lançar o Brasil numa Inquisição extemporânea e boçal e num prazo curto que, não contida, nos levará a momentos de feroz luta religiosa.

No Rio de Janeiro, hordas de fanáticos neopentecostais têm molestado e agredido umbandistas, principalmente. Não diferem dos caras que assaltaram uma trabalhadora para roubar dinheiro e comprar drogas. Esse tipo de fanatismo e intolerância, principalmente exercido por figuras expostas ao relevo social são drogas, tão ou mais letais, que cocaína ou crack p.ex..

Na verdade encobre apenas projetos políticos de gente como Edir Macedo, os pastores criminosos já condenados da Renascer; quadrilhas transformadas em “igrejas”.

A meu juízo a atitude de Robinho e dos jogadores dos Santos, a maioria deles, os exclui de vestir a camisa da seleção brasileira que, em síntese, gostando ou não de futebol, representa o amálgama do sincretismo da nação justamente no esporte preferido dos brasileiros que não questionam se o futebol de Robinho é pentecostal, católico, protestante etc. ou não.

E mesmo se achando um Garrincha da vida (que nunca conseguirá ser, é um bocó; por impossibilidade técnica) é um dos muitos e lamentáveis equívocos sociais do futebol.

Não há nada que justifique a convocação de Robinho para a Copa do Mundo. Futebol por si só não é suficiente. É preciso ter grandeza de espírito, no mínimo. Ele não tem nenhuma.

Felizes os que estão abrigados na instituição espírita que Robinho não quis deixar seus companheiros visitarem. Deixaram de receber a influência de uma presença negativa em todos os sentidos.

Um episódio isolado? A marcha fanática dessas hordas é muito mais perigosa que se imagina. O Estado do Rio já foi vítima, por oito anos, dos saques do “religioso” casal Garotinho.

E nem se trata de proibir um culto, uma fé. Mas de prender os bandidos que se valem do direito de ter fé, para propósitos e objetivos outros.

E esse não é o caso de Robinho. Robinho é só um infeliz, um bocó. Um pau mandado boçal. Mas tem que ser punido.

Cabe a CBF – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL – seus dirigentes e corpo técnico, tomar atitude necessária para que esse marginal social seja excluído da Seleção brasileira.


Laerte Braga é jornalista. Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.

7 comentários:

Paulo disse...

Este não é o primeiro fato que envolve religião no time do Santos, o Pastor chefe é um tal de Brum.
Consta que estava havendo uma separação dos que eram e dos que não eram seguidores do Brum.
Simples casos de intolerância religiosa, ter dinheiro e não ter formação, de nada adianta.
Robinho não passa de um pobre coitado, certamente espera que no brasil o dinheiro que ganhou, lhe compre um lugar na sociedade que não conseguiu na Europa.

Sérgio Campos disse...

Ele deve gostar mesmo é da Madonna, que seu segurança o impediu de entrar em seu camarote, no carnaval deste ano, no RJ. O Bocó ia todo feliz entregar uma camiseta da seleção pra famosa: "peraí cara, quem eis tu?", barrou o segurança, "pô cara sou o Robinho, jogador de futebol". "Nem de futebol eu gosto", respondeu o segurança, sem dar bola (ousadia) pro jogador. Mas, pra sua sorte tinha alguém lá que assistia a BAND e conheceu o malandro e, tendo compaixão pediu a camisa pra entregar à potstar. Conta o pessoal da limpeza que no outro dia encontrou a camisa no toalete, mais vermelha que amarela.

Anônimo disse...

Pessimos cristão E mostraram que não aprenderam NADA com os ensinamentos de Jesus. E ainda se dizem cristãos. Jesus,o Cristo, pregou a tolerancia, o amor incondicional ao proximo, a humildade e a caridade acima de tudo.

Laerte Braga disse...

.

Fernando, meu amigo:

Com atraso retribuo os votos de uma boa páscoa. A você e Silene.

Peço-lhe a gentileza de postar no excelente ASSAZ ATROZ um agradecimento aos comentários feitos sobre meu artigo. Comentários sempre ilustram sejam críticos ou favoráveis, não importa, isso é importante e mostra que o blog, mercê de seu trabalho, vai ocupando um espaço importante e decisivo nessa luta que travamos contra a grande mídia.

Um forte abraço a você e a Silene.

Laerte

.

Recebido por e-mail. Postado por Assaz Atroz

.

ADHT - Associação de Defesa de Heterossexuais contra quaisquer abusos e crimes ciberneticos disse...

Ao
Diretor responsavel pelo BLOG ASSAZ ATROZ

A ADHT - Associação de Defesa dos Heterossexuais contra quaisquer tipos de discriminação, é uma ssociação ligada a ADHT Internacional e ambas possuem depto juridicos, sendo dque a ADHT Brasileira trabalha em conjunto com a SAFERNET, fornecendo informacoes de artigos dos meios ciberneticos que mesmo havendo a "Liberdade de Expressão" prevista em nossa Carta Magna, ela não autoriza o autor de artigos postados em quais tipos de midia e muito menos nos meios ciberneticos com muito mais alcance, que sejam feitas calunias, discriinação e difamação de quaisquer pessoas.

1. Percebemos em varios pontos de seu artigo exageros preconceituosos religosos contra as "igreja sneo pentecostas" onde o autor do artigo fala em tom discriminatorio e difamatorio contra tais igrejas, havendo entre els, serias igrejas e fieis aos principios biblicos nao podendo continuar um artigo em meios ciberneticos nestes teores.
2. A citação do autor sobre o Robinho ter dito "casa que tem macumba". A preocupação de Robinho é a mesma de toda comundiade evangelica que por muitas vezes teve de ajudar pessoas que praticam esta religiao que agora tornou-se cultura, segundo o ultimo decreto presidencial, apresenta problemas serios em sua tradiçao no sacrificio de crianças. tendo ocorrido este problema em varios pontos do Brasil e até hoje continua ocorrendo na Africa, em muitos paises. Com certeza com o conhecimento Biblico que Robinho já deve possuir, ele acabou por orientar bilicamente seus companheiros. Ele nao obrigou ninguem, por isso, nao deve ser discriminado pela orietnação trazida aos companheiros baselado na Biblia Sagrada seu livro de Regra e pratica.
3. No terceiro paragrafo o escritor do artigo fere a moral, discriminando pesoalmente e profissionalmente o jogador. 4. No quarto paragrafo o jogador é discriminado por seu carater, sem citar fontes ou fatos relacionados. Isto torna-se mais uma vez crime de discriminação.
5.O Depto Juridico da ADHT não aceita comentarios jocosos e desairosos com pretençoes de atingir a moral da pessoa, neste caso o jogador Robinho.
6.A discriminação religosa sobre robinho citando outras seitas como a do Bispo Macedo, serve como ponto de apoio para expor o jogador Robinho a ira publica, ferindo seu catater e podendo vir a lhe causar até agressão fisica por torcedores que passarem a odia-lo devido a inçitação do escritor deste artigo.
No restante do artigo o autor derrama sua ira contra os evangelicos, e comete uma serie de calunias que servirão para piorar o relacionamento entre as pessoas de seitas diferentes.
Devido ao acima descrito e ao teor de incitação ao ódio claramente expressado pelo autor deste artigo, A ADHT, vem respeitosamente, solicitar que V.Sa retirem tal materia de vosso site/blogs até 2a.feira 12 horas de Brasilia.
Esperamos que V.sa entendam a gravidade dos problemas que poderão advir não somente ao futebolista citado, mas a toda comunidade evangelica que sofre expressoes de ódio pelo autor.

Acrditamos que V.Sa entenderam o trabalho da ADHT e sua solicitação. Em caso de nao haver resposta ou de não quererem cumprir as leis vigentes no pais que estão sendo feridas pelo autor desta materia, infelizmente nosso Depto. Legal terá que tomar as devidas ações legais para coibir abusos e crimes ciberneticos e ao mesmo tempo os fornecedodres dos servicos ciberneticos a V.Sas serão notificados da quebra do contrato assinado por V.as quando contratou os servicos ciberneticos.
Acreditamos na vossa compreensão a apreço a nossa solicitação e nos colocamos ao vosso dispor para esclarecer quaisquer duvidas, porem, a retirada do artigo deste site e de outros se foram copiados deverão ser retirados dentro do prazo estipulado.
Atenciosamente
ADHT Brasileira - Associação para Defesa dos Heterossexuais contra quaisquer tipos de discriminação
Pr.M.Vieira
Presidente

ADHT - Assoc. de Defesa dos Heterossexuais contra quaisquer abusos e discriminação feitas em meios ciberneticos disse...

Diretor responsavel pelo BLOG ASSAZ ATROZ

A ADHT - Associação de Defesa dos Heterossexuais contra quaisquer tipos de discriminação, é uma ssociação ligada a ADHT Internacional e ambas possuem depto juridicos, sendo dque a ADHT Brasileira trabalha em conjunto com a SAFERNET, fornecendo informacoes de artigos dos meios ciberneticos que mesmo havendo a "Liberdade de Expressão" prevista em nossa Carta Magna, ela não autoriza o autor de artigos postados em quais tipos de midia e muito menos nos meios ciberneticos com muito mais alcance, que sejam feitas calunias, discriinação e difamação de quaisquer pessoas.

1. Percebemos em varios pontos de seu artigo exageros preconceituosos religosos contra as "igreja sneo pentecostas" onde o autor do artigo fala em tom discriminatorio e difamatorio contra tais igrejas, havendo entre els, serias igrejas e fieis aos principios biblicos nao podendo continuar um artigo em meios ciberneticos nestes teores.
2. A citação do autor sobre o Robinho ter dito "casa que tem macumba". A preocupação de Robinho é a mesma de toda comundiade evangelica que por muitas vezes teve de ajudar pessoas que praticam esta religiao que agora tornou-se cultura, segundo o ultimo decreto presidencial, apresenta problemas serios em sua tradiçao no sacrificio de crianças. tendo ocorrido este problema em varios pontos do Brasil e até hoje continua ocorrendo na Africa, em muitos paises. Com certeza com o conhecimento Biblico que Robinho já deve possuir, ele acabou por orientar bilicamente seus companheiros. Ele nao obrigou ninguem, por isso, nao deve ser discriminado pela orietnação trazida aos companheiros baselado na Biblia Sagrada seu livro de Regra e pratica.
3. No terceiro paragrafo o escritor do artigo fere a moral, discriminando pesoalmente e profissionalmente o jogador. 4. No quarto paragrafo o jogador é discriminado por seu carater, sem citar fontes ou fatos relacionados. Isto torna-se mais uma vez crime de discriminação.
5.O Depto Juridico da ADHT não aceita comentarios jocosos e desairosos com pretençoes de atingir a moral da pessoa, neste caso o jogador Robinho.
6.A discriminação religosa sobre robinho citando outras seitas como a do Bispo Macedo, serve como ponto de apoio para expor o jogador Robinho a ira publica, ferindo seu catater e podendo vir a lhe causar até agressão fisica por torcedores que passarem a odia-lo devido a inçitação do escritor deste artigo.
No restante do artigo o autor derrama sua ira contra os evangelicos, e comete uma serie de calunias que servirão para piorar o relacionamento entre as pessoas de seitas diferentes.
Devido ao acima descrito e ao teor de incitação ao ódio claramente expressado pelo autor deste artigo, A ADHT, vem respeitosamente, solicitar que V.Sa retirem tal materia de vosso site/blogs até 2a.feira 12 horas de Brasilia.
Esperamos que V.sa entendam a gravidade dos problemas que poderão advir não somente ao futebolista citado, mas a toda comunidade evangelica que sofre expressoes de ódio pelo autor.

Acrditamos que V.Sa entenderam o trabalho da ADHT e sua solicitação. Em caso de nao haver resposta ou de não quererem cumprir as leis vigentes no pais que estão sendo feridas pelo autor desta materia, infelizmente nosso Depto. Legal terá que tomar as devidas ações legais para coibir abusos e crimes ciberneticos e ao mesmo tempo os fornecedodres dos servicos ciberneticos a V.Sas serão notificados da quebra do contrato assinado por V.as quando contratou os servicos ciberneticos.
Acreditamos na vossa compreensão a apreço a nossa solicitação e nos colocamos ao vosso dispor para esclarecer quaisquer duvidas, porem, a retirada do artigo deste site e de outros se foram copiados deverão ser retirados dentro do prazo estipulado.
Atenciosamente
ADHT Brasileira - Associação para Defesa dos Heterossexuais contra quaisquer tipos de discriminação
Pr.M.Vieira
Presidente

Anônimo disse...

Heterosexuais????isto em si já não é uma discriminação, sou hetero e não lembro de ter escolhido uma pastor (ou padre, médium, rabino, ...)para me defender.
Quando precisei chamei meu advogado.