quarta-feira, 17 de março de 2010

Pimentel inaugura Agência da Previdência, e prefeita fica de queixo caído

.


Fernando Soares Campos*

Hoje esta agência do INSS foi inaugurada, com a presença do ministro José barroso Pimentel, da Previdência Social.




Onde?

Rio? São Paulo? Belo Horizonte? Porto Alegre? Recife?

Nada disso!

A cidade chama-se Santana do Ipanema (AL), onde nasci. Lá no Sertão Alagoano.

Como funcionava a coisa antes dessa obra?

Mais ou menos como neste caso, ó:

A nova gerente da agência, Selma Campos, em entrevista à imprensa local afirmou:

"Estou feliz por estar participando dessa mudança, não só pelo fato de ser filha desta terra, mas acima de tudo por perceber que o ser humano está sendo valorizado. Só em saber que não verei mais pessoas esperando do lado de fora da agência, não tendo mais que suportar um calor infernal, isso já me conforta."

A solenidade de inauguração

Selma Campos, primeira oradora, falou da sua felicidade por estar vendo aquele sonho se realizar. Para ela, sonho dos servidores da Previdência e, principalmente, do público usuário dos serviços. Felicidade, ainda, por ter sua mãe, 84 anos, ali na platéia, participando daquele sonho.

Ronaldo Medeiros, gerente-executivo do INSS no Estado de Alagoas, também considerou aquela obra como a realização de um sonho, declarando que não suportava mais ver tanto sofrimento por parte dos servidores e dos segurados do INSS, que sempre precisaram enfrentar filas na porta da unidade de atendimento, expostos ao sol escaldante do Sertão.

Segundo o Deputado Paulão (PT-AL) a Previdência investe mais de 200 milhões/mês em AL. Paulão arrematou: “Selma sua mãe simboliza neste momento todas mulheres, e hoje sabemos que a mulher tem competência para governar o Brasil”

A prefeita Renilde Bulhões agradeceu ao governo Lula por aquela obra, e revelou-se embasbacada com um fato desses: “Vindo de uma pessoa humilde, de um mecânico!”

Imagina! Renilde é dessas pessoas que acham que torneiro mecânico só sabe ligar e desligar o torno.

Renilde conhece milhares de “Lulinhas” que se retiram daquele município. Retirantes da seca e da escassez de vergonha dos políticos locais.

Sobre a estrada da sobrevivência, pouco a pouco mais longe ficando / Qual do cinza pro verde, mudando / Sob um céu de fumaça entrando / E os gigantes de concreto e aço, vencendo o espaço, é a nova visão.

[Versos de autoria deste Editor-Assaz-Atroz-Chefe, aos 15 anos de idade, quando assistia ao êxodo de seus conterrâneos em busca do eldorado]

São milhões de Lulinhas, desde que Renilde engatinhava, e seu pai era o “dono" da cooperativa que comprava a produção de algodão, milho e feijão dos pais dos Lulinhas, descontando juros extorsivos, pela agiotagem que praticava.

Providências para que outros Lulinhas não tenham o mesmo destino do Lula presidente

O poder político-administrativo local, hoje sob os festivos controles de elementos de uma facção da família Bulhões, não consegue inaugurar um hospital que construíram em parceria com o Estado, em 2004. Gastaram uma fortuna! Desde então, sempre às vésperas de eleições, prometem que a obra será concluída e entregue à população. Até agora, nada! Só promessas. Tremendo golpe!

Milhões de reais jogados fora.

Hospital entregue às moscas

Construído em 2004 em uma área de nove mil metros quadrados em Santana do Ipanema, no Sertão do Estado, o hospital regional continua abandonado e suas instalações estão sendo corroídas pela ação do tempo. Grande parte do equipamento está encaixotada e já nem se sabe se ainda possui condições de funcionamento.

E haja gente morrendo na região. Verdadeiro genocídio, extermínio de Lulinhas na origem!

Para esses políticos politiqueiros, é melhor que assim seja, preferem lotar uma ambulância com mais de 10 pacientes, enviá-los ao hospital regional de Arapiraca (100 km), ou a Palmeira dos Índios (70 km), onde o irmão da prefeita, também médico, é provedor do mais importante hospital da cidade. Tem o SUS pra bancar.

A prefeita Renilde Bulhões também é médica, mãe do deputado estadual Isnaldinho Bulhões, implicado em escândalo da Assembléia Legislativa, acusado, pela Polícia Federal, de desvio de R$ 13 milhões dos cofres públicos. Ele foi afastado do cargo pela Justiça, mas Gilmar Mendes mandou o sujeito de volta ao seu posto na Assembleia. O marido da prefeita e pai de Isnaldinho é presidente do Tribunal de Contas do Estado, Isnaldão.

O hospital santanense foi construído em uma área de difícil acesso. Mas que importa isso na hora de tocar obras? Se quer saber por que a unidade hospitalar foi construída naquele local, pergunte quem era o dono do terreno e quanto custou, ou quem são os donos dos grandes terrenos mais próximos da obra, quem foi beneficiado com aquela construção. O povo, até agora, não foi.

Nas últimas eleições, a prefeita e um dos seus cabos eleitorais, o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), dono da mais importante emissora de rádio da cidade, fizeram malabarismos para assumir a responsabilidade e autoria de uma obra do PAC: a implementação do sistema de saneamento básico da cidade. Obra administrada pela Codevasf

O deputado e a prefeita se “confraternizavam”, dando a entender que foram eles os autores do projeto, que na verdade é parte do programa de despoluição e revitalização do Rio São Francisco (o rio Ipanema, que margeia a cidade, é afluente do São Francisco). Faturaram votos a reboque de obras federais.

Santana do Ipanema é hoje a cidade mais violenta do Sertão de Alagoas. Sábado passado os presos da cadeia pública se amotinaram. Ali se mata gente quase que diariamente. Dia desses mataram um professor. Um radialista que denunciava a péssima administração de Renilde morreu crivado de balas.

Voltando à vaca fria.

José Barroso Pimentel, ministro da Previdência, dirigiu-se à gerente da agência carinhosamente, tratando-a por Selminha e afirmando que o grande segredo do bom atendimento naquela agência é que as mulheres são maioria entre os funcionários.

Pimentel enfatizou a atuação do governo Lula, que, segundo ele, está inaugurando 339 APS (Agência da Previdência Social) no Nordeste. “Em 86 anos foram construídas apenas 18 agências em AL e no governo Lula já são 24”. (...) “A Previdência em Alagoas é um canteiro de obras.”, disse o ministro.

Em determinado momento, o senador Renan Calheiros adentrou-se no recinto em que se realizava a solenidade de inauguração da agência. O ministro convidou-o para se pronunciar.

Renan soltou o verbo: “Tudo que o Pimentel faz dá certo. Ele conseguiu acordar esse ‘gigante adormecido’ (a Previdência)”. E asseverou: “Devemos toda essa transformação em nosso país ao Lula, que tem tido um carinho especial por Alagoas, recuperando toda a malha viária”.

E o ministro Pimentel encerrou lembrando que “depois de 25 anos, a Previdência tem um superávit. São R$ 3,6 bilhões”.

Se não fossem as obras do PAC, Santana do Ipanema estaria hoje mais abandonada que viúva de padre.


*Editor-Assaz -Atroz-Chefe

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.


Nenhum comentário: