quarta-feira, 10 de março de 2010

Vira-latas, discurso fácil e unanimidade

.



Fernando Soares Campos

Já faz, precisamente, mais ou menos não sei quanto tempo que não acesso os portais da grande imprensa. Não tenho tempo para ler bobagens. Só para escrever.

Geralmente o que publicamos aqui (exceto os textos dos nossos colaboradores diretos) nos foi enviado por leitores e amigos, ou recebemos através da rede castorphoto, mantida pelo nosso amigo Castor Filho, um engenheiro aposentado que não aposentou a dignidade nem abdicou do uso de suas faculdades mentais.

Diariamente leitores e amigos nos enviam textos produzidos por cronistas penas-leves, espécie de punguistas de consciências adormecidas. Cochilou na leitura, eles furtam o senso crítico do leitor e colocam no lugar uma opinião pirata.

Vejamos esta que recebi de um amigo que tem estômago para ler os esgotos do PIG:



Lula afirma que imprensa tem complexo de ‘vira-lata’

Evocando fato ocorrido sob FHC, Lula disse: foi-se o tempo em que um “sub do sub” do governo dos EUA palpitava sobre o Brasil e as autoridades abaixavam a cabeça.

A audiência reagiu às bravatas de Lula com aplausos. Uma evidência de que Nelson Rodrigues continua, de fato, atual, muito atual, atualíssimo.

Dizia o cronista: “No Brasil, há platéia para tudo e o brasileiro é, por vocação, platéia. Se um camelô vende caneta-tinteiro, junta gente...

“...Se morre um cachorro atropelado, junta gente; e, se passa um batalhão, nós vamos atrás. O brasileiro tem uma alma de cachorro de batalhão”.

No momento, a julgar pelas pesquisas, a maioria dos “cachorros” segue gostosamente o batalhão chefiado pelo general do discurso fácil.

Escrito por Josias de Souza às 20h41

_____________________________



http://www.youtube.com/watch?v=xFTnHHyTngw

* * *

A unanimidade do PIG em torno do golpe

No momento, a julgar pelo que escrevem os cronistas de difícil vida fácil, eles permanecem unânimes quanto à necessidade de golpear Lula.

Josias de Souza, provavelmente, pensou em mandar aquela outra do Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra”, mas deve ter-se lembrado que toda a imprensa empresarial de grande porte, oligopolizada, para a qual aluga sua pena, fechou, unânime, contra o governo Lula. Aí estaria assumindo a própria estupidez.

“Melhor deixar de lado essa coisa de unanimidade e chutar os cachorros do batalhão inimigo”, deve ter concluído o cronista.

Rodriguianas

Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...” [Pelo visto, nem jornalismo.]

A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.” [Foi aí que os cronistas do PIG decidiram pela vaia.]

Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.” [Por isso os cronistas do PIG dizem que não sentem paixão política. O problema de se apaixonar por si próprio é que mole não entra e dura não enverga!]


Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.

Nenhum comentário: