sábado, 13 de agosto de 2011

Uma praça brasileira em Locarno

.


Rui Martins

Uma pequena praça brasileira, escondida na sombra de grandes edifícios, no Recife, se transformou no curta-metragem, Praça Walt Disney, que o casal de cineastas Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro trouxeram ao Festival de Locarno, com duração de 21 minutos, na competição da mostra paralela Leopardos do Amanhã.

« Esse filme começou, explica Sérgio Oliveira, quando nos mudamos para o bairro de Boa Viagem, no Recife, e notamos que uma praça vizinha, onde nada acontecia, nos chamou a atenção a ponto de fazermos um filme para mostrarmos a verticalização do nosso mundo. Não é só a praça, mas o bairro, a cidade, o país, no nosso filme, mas se trata da valorização do ser humanos, desprezado e esquecido ».

Renata Pinheiro lembra que seu primeiro filme, Super Barroco, premiado em Brasília e mostrado na Europa, ao ser apresentado no Festival de Tiradentes foi visto pelo diretor da Quinzena de Realizadores, de Cannes, « Agora, ele, Olivier Père, é o diretor do Festival de Locarno e tão logo viu Praça Walt Disney, nos convidou para trazê-la ».

Ambos, Sérgio e Renata estão concluindo um longa-metragem chamado Estradeiros, baseado numa viagem pelo Brasil, Argentina, Bolívia e Peru, e têm um projeto de fição musical com o nome de Brega Night a ser rodado em Recife. Sérgio tem formação de psicólogo e Renata em artes plásticas.

Rui Martins, de Locarno, convidado pelo Festival de Filmes de Locarno, Suíça

*Ex-correspondente do Estadão e da CBN, após exílio na França. Autor do livro “O Dinheiro Sujo da Corrupção”, criou os Brasileirinhos Apátridas e propõe o Estado dos Emigrantes. Vive na Suíça, colabora com os jornais portugueses Público e Expresso, é colunista do site Direto da Redação. Colabora com o Correio do Brasil e com esta nossa Agência Assaz Atroz.

__________________________


Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA


Nenhum comentário: