Deus e o diabo na Terra são um só
por Fernando Soares Campos
Portal do jornal russo Pravda, versão em português - 02.09.2017
Sociedade » Cultura
Trecho:
Essa história de que o Bem sempre vence o Mal é balela, feliz apoteose de novela épica. O Bem não vive em conflito com o Mal, o Bem e o Mal se complementam e se dispõem numa só forma. O conflito é nosso, é íntimo, não é externo. É de dentro para fora; não, o contrário; e ele se dá em função dos nossos interesses pessoais, imediatos, inalienáveis. A distinção entre um e outro está condicionada apenas à nossa consciência, ao que dela fizemos, ao que nela plasmamos, mas isso não quer dizer que podemos tratar essa questão atribuindo-lhe uma condição relativa, pois o Bem e o Mal se fundem e são inseparáveis, são objetos, sujeitos, não são qualificações de objetos, de sujeitos, como o que consideramos bom ou mau.
(...)
A crise existencial nossa de cada dia pode estar relacionada com esta nossa tentativa de separar deus do diabo, aplicando conceitos pessoais, semiconscientes, sobre o Bem e o Mal, sem considerarmos que, dentro de nós, um não existiria sem o outro. Num mundo só de luz, não adiantaria alguém tentar explicar o que viria a ser a sombra. Também num mundo somente de sombras, seria inútil alguém tentar explicar o que possa ser a luz. "Quem não soube a sombra não sabe a luz" (Taiguara, em "Teu sonho não acabou"
***
LEIA TAMBÉM:
Discurso do Presidente Bashar al-Assad da Síria
Trecho:
Ocidente político e conflito global entre duas forças
Quando falo de "o Ocidente" falo no sentido político do termo. Não vou listar os estados 'ocidentais', todos nós sabemos quem comanda o Ocidente, assim como todos conhecemos esse "Ocidente político" - provavelmente com Estados localizados no extremo da Ásia - nada tem a ver com política, mas faz como se tivesse. É portanto sobre esse Ocidente que falarei hoje aos senhores e senhoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário