.

Fernando Soares Campos

Geralmente o que publicamos aqui (exceto os textos dos nossos colaboradores diretos) nos foi enviado por leitores e amigos, ou recebemos através da rede castorphoto, mantida pelo nosso amigo Castor Filho, um engenheiro aposentado que não aposentou a dignidade nem abdicou do uso de suas faculdades mentais.
Diariamente leitores e amigos nos enviam textos produzidos por cronistas penas-leves, espécie de punguistas de consciências adormecidas. Cochilou na leitura, eles furtam o senso crítico do leitor e colocam no lugar uma opinião pirata.
Vejamos esta que recebi de um amigo que tem estômago para ler os esgotos do PIG:

Lula afirma que imprensa tem complexo de ‘vira-lata’
Evocando fato ocorrido sob FHC, Lula disse: foi-se o tempo em que um “sub do sub” do governo dos EUA palpitava sobre o Brasil e as autoridades abaixavam a cabeça.
A audiência reagiu às bravatas de Lula com aplausos. Uma evidência de que Nelson Rodrigues continua, de fato, atual, muito atual, atualíssimo.
Dizia o cronista: “No Brasil, há platéia para tudo e o brasileiro é, por vocação, platéia. Se um camelô vende caneta-tinteiro, junta gente...
“...Se morre um cachorro atropelado, junta gente; e, se passa um batalhão, nós vamos atrás. O brasileiro tem uma alma de cachorro de batalhão”.
No momento, a julgar pelas pesquisas, a maioria dos “cachorros” segue gostosamente o batalhão chefiado pelo general do discurso fácil.
Escrito por Josias de Souza às 20h41
_____________________________

http://www.youtube.com/watch?v=xFTnHHyTngw
* * *
A unanimidade do PIG em torno do golpe
No momento, a julgar pelo que escrevem os cronistas de difícil vida fácil, eles permanecem unânimes quanto à necessidade de golpear Lula.
Josias de Souza, provavelmente, pensou em mandar aquela outra do Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra”, mas deve ter-se lembrado que toda a imprensa empresarial de grande porte, oligopolizada, para a qual aluga sua pena, fechou, unânime, contra o governo Lula. Aí estaria assumindo a própria estupidez.
“Melhor deixar de lado essa coisa de unanimidade e chutar os cachorros do batalhão inimigo”, deve ter concluído o cronista.
Rodriguianas
“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...” [Pelo visto, nem jornalismo.]
“A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.” [Foi aí que os cronistas do PIG decidiram pela vaia.]
“Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.” [Por isso os cronistas do PIG dizem que não sentem paixão política. O problema de se apaixonar por si próprio é que mole não entra e dura não enverga!]
Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons
.
PressAA
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário