sábado, 30 de janeiro de 2010

Saiu o livro "Livre Pensar Literário", da Nova Coletânea, com autores de vários estados brasileiros e de países de 4 continentes

.



Nasceu nosso querido livro "Livre Pensar Literário", bonito como seus pais.

Depois de sofrer as demoras necessárias ao bom e inspirado nascimento, temos muito a festejar e, a partir de agora, cedê-los à contemplação daqueles que o geraram.

O título, inspirado na página literária da escritora Maria Angélica Ramos Generoso (foto) defendia a liberdade desde o início; uma liberdade engajada, formatada pelas almas de gente que disciplinadamente produz o melhor néctar nas palavras. São poemas, contos e crônicas que enaltecem valores, criticam alienações, fomentam novas consciências, engradecem a alma civil.

Homenageando, merecidamente, Cirene Alves Ferreira, autora mineira de literariedades universais, a OBRA quer ganhar o leitor pela qualidade que a compõe.

Com o gratificante apoio de profissionais do ramo editorial, podendo citar Edir de Oliveira Barbosa (editor), Miro Saraiva (diagramador), Constança Chaves (revisora), Nelson Coeli (revisora), e finalização dos trabalhos de impressão com a Gráfica e Editora Suprema, o resultado dessa parceria não poderia ser melhor.

A todos os autores, colaboradores e aqueles que de algum modo encorajaram e fizeram parte deste projeto nosso muito obrigado

A organização

Teixeiras [MG], 29 de janeiro de 2010

* * *

Agora me diga mesmo: este não parece o título de uma monografia de final de curso? Mas não é. Trata-se do miniconto de autoria deste Editor-Assaz-Atroz-Chefe, publicado no livro Livre Pensar Literário.

A lógica da plataforma eleitoral

Fernando Soares Campos


Todos os dias os três amigos aposentados se reuniam naquele bar. Invariavelmente, discutiam as notícias em destaque na mídia. Tudo acontecia como num ritual de confraria: Natanael lia o jornal e os amigos opinavam sobre os fatos. Quase sempre Bernardo discordava da opinião de Alcebíades, e Natanael costumava rebater os dois com um parecer, digamos, “inusitado”.

– A polícia estourou depósito com uma tonelada de maconha – informou Natanael.
– Salta essa, Natan – sugeriu Alcebíades. – Isso aí é rotina policial.
– Rotina na favela ou na fronteira do Paraguai. Mas não é todo dia que se descobre uma tonelada de maconha em fundo falso de ônibus da Viação Pássaros da Serra...
–Pera lá! – cortou Bernardo. – Logo a Pássaros da Serra?! Isso quer dizer que, sempre que levei minha família para finais de semana no litoral, viajamos em cima de uma carga de maconha!

Alcebíades emendou:

– Isso quer dizer que, depois de viajarem de ônibus, os passageiros da Pássaros da Serra podiam viajar num baseado, à beira-mar. Ora, deveriam liberar de vez a Cannabis!
– Sou contra a legalização da maconha! – quase gritou Bernardo.

Natanael abriu o jornal e fingiu que o lia enquanto falava:

– Vocês se lembram que, tempos atrás, nós comentamos sobre doação de campanha?
– Sim... – confirmou Alcebíades.
– O que tem uma coisa a ver com a outra? – quis saber Bernardo.
– Bom, é que a empresa Viação Pássaros da Serra é doadora de campanha de três deputados e um senador.

Bernardo, desatento ao que ele próprio falava, soltou o verbo:

– Votei num desses deputados e no senador exatamente por serem... – súbito, Bernardo engasgou; olhou para os amigos, que esperavam a conclusão de sua fala. – Bom... é que... esses camaradas são...

Natanael dobrou o jornal, colocou-o sobre a mesa e concluiu pelo amigo:

– Isso mesmo, Berná! Lógico que todos eles são... contra a legalização da maconha!

___________________________________

Mais informações sobre o livro e a editora Nova Coletânea:

http://novacoletanea.blogspot.com/2010/01/nova-coletanea-livre-pensar-literario-o.html

http://assazatroz.blogspot.com/2009/12/nosso-editor-assaz-atroz-chefe-no.html


Você pode participar da próxima edição.

.

PressAA

.

Nenhum comentário: