sábado, 29 de junho de 2013

Lula contra Dilma - ou vai ou racha, ou vice-versa, ou muito pelo contrário

.

Raul Longo



PT - O ALTER EGO DA DIREITA NA SALA DOS ESPELHOS PARTIDOS

Comentando minha postagem, uma correspondente escreveu:

Eu também ando muito incomodada com isso tudo. Ainda estou tentando entender de onde veio tudo isso. Mais engraçado é ver os cientistas políticos perdidos nos programas em que aparecem.

Ando lendo todo tipo de informação (canais pró e contra). Não creio que a oposição tenha sido tão esperta como você quer fazer crer. Anda morta já faz tempo.  Nem com tudo isso conseguiu aproveitar e ganhar espaço.

Será que é uma parte do PT insatisfeita com Dilma, querendo que Lula volte no ano que vem? Se o desempenho dela nas pesquisas não for bom, não poderá pleitear reeleição.

Acho que o país está sem lideranças brilhantes, capazes de conduzir o país e fazer as mudanças que nós merecemos.

Sei lá, vamos ver como isso tudo vai ficar.

Respondi e repasso:

Se o PT tivesse todo o poder que tentam conferir ao partido, certamente muitas coisas seriam bem diferentes nesse país.

Apenas um exemplo: o projeto que torna a corrupção um crime hediondo foi apresentado à Câmara há mais de dois anos atrás, e a oposição simplesmente sentou em cima.

Agora surge essa mirabolante inventiva de que setores petistas insatisfeitos com Dilma teriam a capacidade de mobilizar a classe média. Exatamente a classe média que historicamente sempre foi antipetista. E quais setores do PT haveriam de estar insatisfeitos com a Presidenta correligionária que em 2 anos se igualou à aprovação popular que consagrou o governo Lula?

Estupido, sem dúvida, mas há de se concordar que são muito criativos. Seus líderes também. Ontem mesmo afirmaram que através de imensa maioria no Congresso o PT poderia promulgar a reforma política sem consultar a população. Ou seja, a oposição tem mais medo da população do que da tal “imensa” maioria do PT no Congresso.

Que imensa maioria é essa que para evitar as manobras jurídicas que sem provas condenam os políticos do PT enquanto se engaveta investigações abundantemente documentadas, como a da Operação Satiagraha, precisa apresentar a Proposta de Emenda à Constituição?

Se o PT detêm tão amplos poderes no Congresso ou de mobilização da classe média por todo o país, não precisaria apresentar PEC alguma! Metia na cadeia o casal formado pelo Procurador Geral e sua esposa Subprocuradora, já acusados no Senado, na Câmara e na Polícia Federal por crime hediondo e pronto! PT saudações!

Se fizer uma enquete em qualquer casa de detenção do país, 99% da população carcerária vai se declarar tão inocente quanto se insisti aquele casal, apesar de também insistir em não entregar os documentos e o processo contra Daniel Dantas ao STF.

Entre outras tantas irregularidades e desvios, o processo gerado pelas investigações da Satiagraha referem-se aos benefícios obtidos com as privatizações da telefonia no governo FHC. Daniel Dantas é um empresário baiano promovido a megaempresário brasileiro no decorrer daquele governo sob o apadrinhamento de seu conterrâneo ACM. Até aí são realidades que ninguém desconhece, mas isso de que petistas descontentes com a Presidenta eleita pelo próprio partido estejam tentando derrubá-la nas pesquisas através da classe média, é uma novidade de conto de bruxas que não vai conseguir iludir nem a mais inocente das fadinhas.

De qualquer forma conseguem ser hilários. Além de comprovarem que essa nova tentativa de promover o desgaste do governo ou até mesmo um golpe, também deu xabu e saiu pela culatra. Se houvesse dado certo não estariam procurando uma desculpa que de tão esfarrapada mais revela do que esconde.

Agora, em parte tem razão no que se refere às lideranças desse país. Ao longo dos tempos, entre as da esquerda muitos se tornaram internacionalmente notáveis nas mais diversas especialidades. Seja nas diretamente políticas como Luís Carlos Prestes e Luís Ignácio Lula da Silva; seja nas artes como Oscar Niemayer, Portinari ou Chico Buarque; seja na educação como Paulo Freire e Darcy Ribeiro; nas sociológicas como Florestan Fernandes; ou nas científicas como Josué de Castro e Milton Santos.

Já a direita brasileira nunca teve líder que brilhasse em lugar algum. O único assim considerado aqui no Brasil foi Carlos Lacerda que, apesar de desconhecido no resto do mundo, aqui era admirado por sua capacidade de improvisador de frases de efeitos.

Lacerda, também famoso por afogar mendigos no Rio de Janeiro e como o maior entreguista brasileiro antes de FHC, ainda hoje embasbaca alguns que se admiram com improvisos frasistas. Isso pode parecer de pouca monta para outros, mas se há de reconhecer que O Corvo foi mesmo bem mais inteligente do que estes que inventam as tantas desculpas da direita por seus próprios erros e sucessivos tiros no pé.

Não é a toa que o FHC ainda evoca a triste memória de Carlos Lacerda, mas também aí FHC, como liderança da direita, tropeça feio. Deveria lembrar que Lacerda foi cassado pelo golpe militar que ele próprio promoveu.

Cassado pela mesma ditadura que o cotara como sucessor de Castelo Branco, de toda forma Lacerda foi o último, senão único, líder da história da direita brasileira que conseguiu promover um sistema de governo que se estabilizou, já que apenas 2 ou 3 presidentes da velha república conseguiram cumprir seus mandados. Todos da direita, mas além de manterem o país no feudalismo se golpeavam entre si como nas disputas de poder pelos condados medievais.

No entanto, impossível aceitar como brilhante a promoção de um regime que só se estabilizou às custas de armas, torturas, mortes e desaparecimentos. Sem essa estratégia, na história do Brasil nenhum governo de direita se manteve ou foi eleito por reais brilhantismos. Nem Jânio Quadros bem menos pra gênio do que pra estroina genioso.

O brilho que elegeu Collor de Melo foi o dos holofotes da mídia, assim como o que elegeu FHC foi o da esperança popular no controle da inflação pelo Plano Real criado pela equipe econômica do governo Itamar Franco.

Inflação da qual responsabilizam JK como se ao longo da ditadura o aumento da dívida externa brasileira não houvesse extrapolado o custo de muitas Brasílias, tornando a evolução inflacionária tão trevosa que tíbio reflexo permitiu a reeleição de FHC. Só que justo quando se o imaginava a luz no final do longo túnel da obscura direita brasileira, o próprio jogou o país num literal apagão e explosão inflacionária ao custo de outras tantas Brasílias supervalorizadas na compra e vendidas na bacia das almas das privatizações satiagrahais. Até hoje ninguém faz ideia aonde foi parar o arrematado. Não se pergunta tampouco se responde, mas para empurrar a culpa do fracasso rapidinho arrumaram uma costa larga inventando o medo do mercado internacional de que Lula se elegesse.

Lula se elegeu como liderança de esquerda e nunca nenhum presidente de qualquer lado ou posição política e ideológica,por mais subservientes foi tão laureado e condecorado pela direita internacional, ofuscando as lamparinas da direita nacional que dali pra frente passou a piscar pedidos de socorro tateando pelas beiras os ânimos das Armas.

Timoratas, as Forças Armadas ainda não aparentam disposição de servir de cão guia novamente. Afinal, os mais beneficiados por seus serviços foram os primeiros a culpá-las pelo osso roído, como fez Roberto Marinho em editorial do O Globo ao perceber que a sistemática omissão ao Movimento das Diretas Já não impediria a queda da ditadura. Ao Marinho seguiram todas as demais oligarquias que graças à ditadura monopolizaram a mídia brasileira, e junto foram os de Sarney a Bornhausen ou de ACM a Maluf. Pularam de cama como viúvas alegresembora de maridos ainda vivos, mesmo que de pijamas.

Entre Rafales e Sukhois por que as Forças Armadas haveriam de querer voltar aos tempos em que FHC (1999) reduziu-lhes os efetivos e até a alimentação das tropas?

Sem o apoio das Armas, sem projeto algum, sem nenhuma proposta e muito menos brilhantismo, tudo o que a direita brasileira pode fazer é inventar acusações sem provas ou convencer a classe média a trocar os shoppings pelas ruas. Mas fica naquele lusco-fusco de bateria descarregada: num primeiro momento todo mundo diz “Óóóó...”, mas sempre acaba num “epá!”

É mesmo uma lasqueira! Por duas vezes encheram de carbureto a lamparina do Mensalão, mas com toda a boa vontade do STF ainda não conseguiram iluminar nenhuma comprovação de procedência às delações do Bob Jeff. Este sim, réu confesso.

O pior é que no facho do arranque só o que deu pra enxergar de verdade foi o Mensalão Tucano do Eduardo Azeredo!

É de dar dó! Quando tentaram colar na Dilma a peja de aborteira, descobriu-se que aborto quem fez foi a que acusou. Quando tentaram incriminar o PT por invasão de privacidade, acabaram devassando privatarias que se tornaram públicas pelo maior best-seller da história editorial brasileira.

Agora, ao tentar culpar a PEC 37 de estímulo à corrupção com a intenção de manter investigações fraudulentas para produzir golpes judiciários, enfiam no pescoço do casal Gurgel a forca do crime hediondo. Trocaram o paliativo pelo efetivo proposto pelo governo há dois anos e, como Demóstenes Torres, revelam por baixo do discurso da falsa moralidade a quem estendeu o véu da impunidade.

É só consultar o ranking aferido pelo TSE para verificar que os maiores interessados na suspensão da PEC 37, são exatamente os que transformaram o Movimento do Passe Livre em movimento pela liberdade do Ministério Público esconder investigações entre os campeões da corrupção. No pódio: o reduzido e imbatível DEM, seguido por uma ala do maior partido político do país, o PMDB. E, logo depois, o desonroso terceiro lugar ocupado pelo indefectível PSDB.   

Se maiores evidências se fazem desnecessárias, falta ainda conferir à direita brasileira o brilhantismo de se livrar da fervura da PEC para cair na frigideira do crime hediondo!

Vá lá que suas lideranças e seguidores mantenham a tradição de nunca serem brilhantes, mas também não precisavam desmentir tradição do antigo axioma universal do “é errando que se aprende”. Para a direita brasileira e seus líderes é errando que continuam repetindo os mesmos erros indefinidamente. E sempre usando a mesma estratégia do moleque que flagrado pela professora aponta a coleguinha do outro lado da sala.

Mas que essa mescla de burrice com cara de pau consegue fazer rir, sem dúvida consegue! Essa do próprio PT tentar dar golpe no PT é de rachar! O que a direita perde em brilhantismo ganha em hilaridade. Tô aqui que me embolo! Não ria tanto desde que assisti a uma reprise de filmes do O Gordo e o Magro.

Obrigado pela diversão.

_____________________________________________

Raul Longo é jornalista, escritor e pousadeiro. Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz.

____________________________________________

 Convocação

Carlos Lungarzo



Queridos amigos

Esta mensagem é para o círculo de pessoas comprometidas com a defesa de Cesare Battisti.

Por causa do tamanho de minha lista de contatos, não tenho tempo de separar uns de outros, uma vez que tenho urgência.

Portanto, os que usualmente recebem meus e-mails mas não necessariamente estão no círculo pró-Battisti, desconsiderem esta mensagem e desculpem o Incómodo.

===================================

Nestes dias, o TSJ condenou Battisti pelo antigo caso de ter entrado no país sem documentos legais. Como é bem sabido, as leis internacionais garantem a incolumidade de qualquer perseguido, seja ou não formalmente refugiado, quando entra em outro país, já que, obviamente, ninguém vai dá-lhe, em seu país de origem, o documento certo.
Seria absurdo pensar que alguém vai a Polícia de um país qualquer e disse: "Quero um passaporte para fugir de vocês"

Este é mais um dos cenários ocultos. Não sabemos como estão sendo movidas as coisas, como a máfia política Italiana está "convencendo" a dignitários do poder público, mas não é prudente, nem possível, esperar a que os fatos se precipitem.

Deve ficar claro que:

1) O poder judiciário não executa expulsão.Após sentenciar, fica, como aconteceu em 31/12/2010, a decisão para o poder executivo.

2) O acórdão estará publicado e em poder do MJ em alguns dias (talvez, segunda).

Peço aos amigos que se comuniquem comigo. Todos meus meios de comunicação estão monitorados. Então, sejam discretos. Simplesmente, precisamos esclarecer sobre como é possível fazer pressão e reativar todos os setores que nos apoiaram em 2008-2011.

Obrigado
Carlos
_______________________________________________

Carlos Alberto Lungarzo foi professor titular da UNICAMP até aposentadoria e milita em Anistia Internacional (AI) desde há muitos anos. Fez parte de AI do México, da Argentina e do Brasil, até que esta seção foi desativada. Atualmente é membro da seção dos Estados Unidos (AIUSA). Sua nova matrícula na Organização é de número 2152711. Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz 

_______________________________________________


Leia também...


Sacco e Vanzetti: Trailer do Caso Battisti


Vários observadores sociais e comunicadores compararam o processo sofrido por Cesare Battisti, especialmente durante 2009, quando foi oficialmente julgado, com o caso dos anarquistas italianos Sacco e Vanzetti, que, durante a década de 1920 foram acusados pelo assassinato, sem provas concretas e com testemunhas duvidosas. Hoje, todos aceitam que ambos foram vítimas de uma vingança da justiça e das elites norte-americanas, que queriam destruir o anarquismo e o comunismo, e propagar o terror entre os trabalhadores.

(Clique no título e leia artigo completo. Navegue pelo sítio clicando AQUI )
_______________________________________________

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

_______________________________________________

PressAA


.

Nenhum comentário: