Hélder Câmara recebe título de Cidadão Arujaense
O enxadrista olímpico Hélder Câmara recebeu na noite de quarta-feira, 26, o título de Cidadão Arujaense na Câmara Municipal. A outorga do título, solicitada pelo vereador Dr. Wilson Ferreira, foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº192/13, de 14 de maio.
Participaram da solenidade, além do homenageado, o presidente da Câmara, Abelzinho, os vereadores Dr. Wilson, Júlio do Kaikan e Castelo Alemão, o vice-prefeito Luiz Bananeiro, o coordenador do movimento enxadrista de Arujá, Jorge Melecsevics, Procuradores de Justiça de São Paulo e jogadores de xadrez.
O homenageado é natural de Fortaleza e bicampeão brasileiro de xadrez. É irmão do também bicampeão brasileiro Ronald Câmara e sobrinho do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara.
Além da consagração nacional e internacional, o enxadrista representou Arujá em diversas competições.
O autor do pedido, em seu discurso, ressaltou a importância da notória contribuição de um enxadrista de reconhecimento internacional ao esporte de Arujá. “Esta era uma reivindicação antiga do movimento enxadrista arujaense. A homenagem é mais que merecida, pois, por onde Hélder Câmara passa eleva o nome da nossa cidade, tanto no Brasil, quanto no mundo”, afirma Dr. Wilson.
Melecsevics agradeceu aos vereadores e servidores da Câmara pela solenidade, aos convidados presentes e aos enxadristas arujaenses Antonio, Renato Kinoshita, Marcelo Tomaz, Leonardo Loddi, pelo empenho no esporte.
Breve em suas palavras, o homenageado, que está com 77 anos, brincou na Tribuna dizendo que não tem a mesma oratória que seu tio Dom Hélder Câmara. Ele agradeceu e nomeou as autoridades pela homenagem. “Em nome do presidente Abel Franco Larini agradeço pela honrosa homenagem e digo que Arujá é uma cidade muito querida para mim. Das que eu pude conhecer e representar está entre as minhas preferidas”.
Após a entrega do Título, Hélder Câmara autografou seus livros para os vereadores e participou de um simulado de xadrez com as autoridades e depois com os enxadristas presentes.
Trajetória profissional
Hélder Câmara integrou a equipe olímpica brasileira na Suiça, Alemanha, Iugoslávia, França, Malta e Grécia, nas décadas de 60, 70 e 80.
O enxadrista, outorgado em 1972 como “Mestre Internacional do Xadrez”, pela FIDE, representou o município de Arujá em três ocasiões: nos Jogos Regionais de 1991, e Guaratinguetá, sendo vice-campeão, 12ª na colocação geral do I Torneio Internacional Open Itaú do Clube de Xadrez de São Paulo, em 1991, e nos Jogos Regionais de Arujá, em 2009, aos 73 anos de idade.
O enxadrista também é autor de dois livros: “Caíssa: 64 crônicas de xadrez (2006)” e “Diagonais: crônicas de xadrez (1996)”.
Kelly Passos
Assessoria de Imprensa
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
(Recebido por e-mail de um dos nossos correspondentes)
Vi a foto na UOL e achei lindo. Mas não sabia que era o Silvio, o nosso Silvio Mota, que com sua coragem honra a história de todos nós, junto com o povo brasileiro.
Parabéns, Silvio!
Beijo a todos,
Rose.
Vejam nosso querido amigo Sílvio Mota, em Fortaleza.
Parabéns, companheiro!
Eli.Vídeo:
Parabéns, companheiro!
Eli.Vídeo:
Silvio Mota peita PMs robocopes e sai na capa do New York Times
O manifestante foi identificado como Silvio Mota. Esse senhor foi torturado durante a ditadura militar, foi preso político e lutou pela redemocratização do país. O ex-militante da ALN, hoje juiz federal aposentado, também faz parte do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Ceará.
__________________________________________________________
Facebookada
Maria Helena Zamora compartilhou a foto de Imagens Históricas.
De novo, não. De novo nunca mais.
Da série Imagens Históricas:
Foto extraída de...
Finalmente "Um artigo sério" na PressAA. Sério!
Está de volta o tema "redução da maioridade penal".
No momento em que o Senado passa por sua maior crise de escândalos, senadores encontraram um meio de desviar a atenção do povo brasileiro, colocando em discussão Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal para 16 anos.
Com um tema "polêmico", o Senado espera que a população esqueça os escândalos que abundam e medram na Casa.
Mais Facebookada...
_______________________________________________
Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons
______________________________________________
PressAA
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário